terça-feira, 30 de agosto de 2016


O trator do Brasil!


A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi uma empresa brasileira que fabricava  motores e tratores. Foi feita inicialmente pra produzir motores de caminhões, mas acabou entrando posteriormente no mercado de motores e peças de tratores que foi o que lhe trouxe mais reconhecimento.


 

A História...


A CBT ficava na cidade de Ibaté e começou seu funcionamento no ano de 1959, fabricando motores e peças, representando e montando os tratores da marca Oliver e depois Oliver-CBT. Dois anos depois, em 1961 inaugurou uma nova fabrica no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, para montar os tratores com a marca CBT. Infelizmente acabou encerrando suas atividades em 1995, depois de 36 anos trabalhando no ramo.
A CBT era uma grande exportadora, enviando seus produtos para Estados Unidos, Austrália, Japão, México, Argentina, América Central, Caribe, Argélia, Marrocos, Nigéria, Senegal, e África do Sul sendo uma das maiores exportadoras desse produto no Brasil e uma das maiores fabricantes desse seguimento da América Latina.
A empresa tentou também em 1982 desenvolver um projeto de uma aeronave, cujo nome seria RPV, mas o projeto acabou não saindo do papel por causa da falta de apoio governamental.
O Jeep Javali, que foi um utilitário fabricado pela CBT entre 1990 e 1994, foi o segundo carro totalmente criado e desenvolvido no Brasil e custou caro a empresa por ser um projeto próprio. Ele possuía pontos positivos como motor turbo diesel próprio, que facilitava em trilhas mais pesadas, mas por utilizar a mecânica dos tratores da fabrica ele também possuía alguns pontos negativos como o barulho e fumaça em excesso. "É um jipe de serviço. Mas não precisava ser tão barulhento" - dizia a imprensa.
A empresa acabou indo a falência e fechou no ano de 1995, em parte por causa do processo de abertura econômica iniciado pelo governo da época (Collor) que acabou com toda a ajuda e proteção à indústria automobilística nacional.
Atualmente, o lugar onde funcionava a CBT, esta abrigando a oficina de manutenção da LATAM Airlines Brasil, junto ao Aeroporto de São Carlos, que foi construído pela própria CBT na década de 1970 para uso exclusivo da empresa e de alguns particulares, mas que atualmente foi totalmente remodelado pelo governo do estado de SP.

Curiosidades

- O modelo de exportação para a Europa: Houve um importador alemão que queria comercializar tratores CBT pela Europa, então fez o pedido de uma unidade para conhecer o produto. O trator saiu de Santos indo para a Áustria onde seria adaptado para o clima e exigências Européias para tratores. Após isso ele foi encaminhado para a Alemanha e passou por alguns testes de aprovação e comercialização em 3 órgãos federais alemães e foi aprovado em todos.

- Após isso, em novembro de 1992, o importador alemão entrou em contato com a diretoria da CBT solicitando um lote de 5.000 maquinas para o ano seguinte, mas a encomenda não pode ser aceita pois nessa época a CBT já enfrentava alguns problemas financeiros e a crise.

 - Após uma resposta negativa, o mesmo importador insistiu em uma encomenda com pelo menos 500 maquinas, mas infelizmente esse pedido também não pode ser aceito. O resultado foi que, somente este primeiro e único trator exportado com este propósito que foi preparado com todas as modificações que o importador requisitou na época, é o único que se encontra na Europa talvez ate hoje.

- Para a fabricação dos tratores, a empresa construiu sua fábrica em São Carlos, numa área de 450 mil m², tendo 17 mil m² cobertos e planejava até 1961, construir 4 grupos de pavilhões de 66 mil m² cada. 

- Segundo alguns estudiosos em história, o primeiro trator completamente brasileiro feito pela CBT, foi o CBT-1020 em 1962. A sua fabricação encerrou-se em junho de 1968, quando o seu motor Mercedes-Benz (de 78,9 hp) foi substituído pelo Perkins 6340 (de 89,7 hp).

- Segundo pesquisas, o Javali sofreu grande atraso em sua construção ficando sem previsão de lançamento. Em 1988, em fase de protótipo, a empresa antes mesmo de iniciar a produção, havia vendido 270 jipes. O Javali lembrava o saudoso Jeep Willys-Ford (1957 - 1983). Com tanque de 60 litros de diesel, pesando 1650 kg, o Javali tinha comprimento de 349,5 cm; largura de 180,7 cm; altura de 180 cm, sendo a altura mínima do solo de 24 cm. A capacidade de carga era de 750 kg e possuía motor turbo diesel 3.0 de 82,8 hp.

Alguns produtos


Aeronave (protótipo)
  • BQM-1BR aeronave RPV – 1982


Veículos (Jeep)
  • CBT Javali 4x2 - ano 1989
  • CBT Javali 4x4 - ano 1989
  • CBT Javali 4x4 (turbo) - ano 1991 a 1994



Tratores

  • OLIVER 950 – ano 1961



  • OLIVER - CBT - ano 1962



  • CBT-1020 - ano 1962 a 1968 (1º 100% nacional)



  • CBT 1090 4x2 - ano 1968 (Perkins)
  • CBT 1090–A/TM - ano 1971 (Perkins)



  • CBT-1000 - ano 1970 (Perkins)



  • CBT 1105 – ano 1972 (Mercedes Benz)



  • CBT 1065 – ano 1973 (Mercedes Benz)



  • CBT 2400 – ano 1976 (Detroit)



  • CBT 2070 – ano 1978 (Perkins)



  • CBT 2080 (Mercedes Benz)



  • CBT 2100 – ano 1979 (Perkins)


 
  • CBT 2105 4x2 - ano 1982 (Mercedes Benz)



  • CBT 2105 Búfalo - (Mercedes OM 352 Turbo Garrett)



  • CBT 2500 (Perkins)



  • CBT 2600 (Mercedes Benz)



  • CBT 3000 – 1980 A 1982 (Dodge V8 Álcool - Volkswagen) 



  • CBT 3500 – 1982 (Dodge V8 Álcool - Volkswagen)



  • CBT 8060 4x4 - ano 1990 a 1993 (Mercedes Benz)



  • CBT 8240 4x2 - ano 1984 a 1988 (Perkins)



  • CBT 8260 4x4 - ano 1990 a 1993 (Perkins)



  • CBT 8440 4x2 - ano 1987 e 1988 (MWM)



  • CBT 8840 4x4 - ano 1987 e 1988 (CBT)



  • CBT 8450 4x4 - ano 1988 a 1995 (MWM)



  • CBT 9450 4x4 - Turbo (MWM)



Implementos
  • Scraper SS 650 – ano 1975 (raspadora niveladora)
  • Scraper SS 700 – ano 1977 (raspadora niveladora)




7 comentários:

  1. Pena que acabou a fabrica. è uma das melhores linhas de trator

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  2. Algum colecionador dessas relíquias, teria um manual técnico do 1105? Preciso de uma cópia.

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  3. Não em contrei o ano do trator cbt 2080 que ano foi fabricado

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  4. Gostaria de conseguir a logo do adesivo cbt 2080 pra eu imprimir vcs consegue ?

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  5. Que pena falta de incentivo do governo está empresa ter falido tenho certeza que hoje seria líder de mercado passando pelas principais concorrentes

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